Um Karmann Ghia movido a redes sociais

Noutro fim de semana, estava assistindo a um daqueles programas de restauração de carros antigos na TV a cabo, e a velharia da vez era um Volkswagen Karmann Ghia, do qual eu sempre ouvi meu pai falar (porque meu tio teve um) mas acho que nunca vi de perto.

Aí bateu a curiosidade, fiquei lendo uma ou outra historia deste carro clássico na internet, até que encontrei este projeto experimental, desenvolvido em 2013 por estudantes da escola americana MINDDRIVE, em que um Karhmann Ghia de 1967, foi restaurado e modificado com motor elétrico, e um sistema que converte interações de redes sociais em energia.

O objetivo é que curtidas no Facebook, e hashtags no Twitter e Instagram fornecessem energia suficiente para uma viagem de Kansas City a Washington D.C.* (uma viagem de mais de 1.600 km), onde o programa queria instigar mudanças por meio da educação.

Um computador Arduino coletava as interações nas redes sociais através de um hotspot instalado no carro, fazendo o motor funcionar quando conversa suficiente fosse gerada. Um tuíte, por exemplo, gerava 5 watts; retuítes, hashtags e menções adicionavam mais 3 watts; e curtidas no Facebook geravam 1 watt.

Até a publicação deste post, a escola e seus mais de 250 alunos já construíram 14 carros elétricos, em apenas 7 anos de existência. O Karmann Ghia comentado aqui foi o primeiro, criado como argumento para conscientizar a população e angariar fundos para o funcionamento da escola. Eu gostaria de saber se há projetos como este aqui no Brasil.

*O carrinho cumpriu a missão e chegou a Washington D.C.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s