Incrível projeto RGB da dupla Carnovsky

Carnovsky é um casal italiano composto por Francesco Rugi e Silvia Quintanilla, e seu projeto RGB, que têm sido aplicado em diferentes meios – de murais, impressão até mesmo roupas – é um dos mais complexos e belos projetos visuais que já vi. Feito com justaposição de elementos, ele mistura esquemas de cores aditivas e subtrativas, ou seja, pigmento e luz, de maneira inovadora.

RGB_Landscape_1 RGB_Landscape_2 RGB_Landscape_3 RGB_Landscape_4

“É um projeto contínuo que experimenta com a interação entre cores impressas e luz. As imagens resultantes são inesperadas e desorientadoras. As cores se misturam, as linhas e formas se entrelaçam tornando-se oníricas e não completamente claras. Através de um filtro colorido (uma lâmpada ou material transparente) é possível ver claramente as camadas das quais a imagem é composta. Os filtros de cor são vermelho, verde e azul, cada um servindo para revelar uma das três camadas.”

Resumindo, RGB cria superfícies mutáveis que interagem com diferentes estímulos cromáticos. Se você entende um mínimo de teoria da cor, sabe que a soma das cores primárias da síntese aditiva são vermelho, verde e azul que, somadas, geram as secundárias ciano, magenta e amarelo; já na síntese subtrativa é o oposto, sendo que as primárias ciano, magenta e amarelo, quando somadas, geram as secundárias vermelho, verde e azul. Veja a imagem abaixo:

Sínteses das cores

Então o projeto da dupla Carnovsky explora estes processos, usando filtros de luz colorida para esconder pigmentos impressos. Você deve se lembrar, de quando era criança, daquelas revistinhas com segredos escondidos nas páginas, que só apareciam quando colocávamos uma “lupa com lente vermelha” em cima – é exatamente o mesmo princípio.

carnovsky_installation-2 carnovsky_prints-1

E por isso eu gostei tanto desse projeto! Porque faz uso extremamente criativo de processos tão básicos no dia-a-dia de profissionais das artes visuais, além de ser impressionante, principalmente para leigos, poder ver a “mágica” acontecer diante de seus olhos, em proporções enormes como instalações inteiras coloridas. A primeira instalação é de 2010, mas a dupla expandiu para diversos outros meios. Tiro meu chapéu para o projeto, e peço por favor que visitem o site e vejam a quantidade de imagens que tem por lá.

Screen_Vesalio carnovsky_Bestiario_28

Anúncios

2 comentários em “Incrível projeto RGB da dupla Carnovsky

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s