O logotipo e o símbolo gráfico têm a tendência de serem simplificados conforme uma marca ganha força e reconhecimento com o consumidor. Até aí tudo bem, mas não acho que isso dê certo sempre. No caso do Chrome, eu prefiro muito mais o original, e acho que vou levar um tempo pra me acostumar com o novo logo. O que motivou a mudança do logo, de acordo com o Google:
“Chrome has improved significantly since it was first released in 2008. We’re working on refreshing the icon to better represent the speed and simplicity of the modern browser and operating system.”
Acho esta declaração óbvia demais. Procurando na internet, achei pouquíssimas pessoas que deram uma opinião mais completa do que simplesmente seguir o caminho comum do “Ficou lindão. Gostei. Show.” que não adicionam nada na conversa. Os que opinaram melhor costumaram dizer que o logo está melhor porque está mais simples, e que o conceito do Chrome é ser um navegador simples, e que assim também fica mais fácil a sua aplicação. Concordo com a facilidade de aplicação, claro, afinal de contas, é preciso considerar aplicar em diferentes mídias, alto contraste, negativo, redução mínima e essas coisas, que devem funcionar. Discordo sobre ser melhor porque é mais simples, e sobre ser simples porque o navegador é simples.
Diz-se que “menos é mais”, porém, pra mim, o logo original era mais atraente, mais trabalhado, e (neste caso) dava uma noção de que o navegador é mais polido, mais bem acabado. Não que o novo símbolo seja feio, longe disso e, sim, a simplificação remete direto ao conceito do Chrome. Porém vale lembrar que a Apple* também preza pelo simples e utilizável e, ainda assim, os ícones do Mac OS são super detalhados e lindos de ser ver. O ícone do QuickTime, por exemplo, fez o caminho oposto ao do Chrome.
Gosto do novo logo do Chrome, sim, mas não acho melhor do que o original.
*Antes que venha dizer que o logo da Apple é super simples, vale lembrar que, se for comparar desta maneira, então o logotipo Google é que deve ser simples, e não o ícone do navegador Chrome.