O Amolador de Facas

Voltando do supermercado cruzei meu caminho com um senhor sentado num trambolho que fazia um barulho danado! O tal do senhor estava afiando alguma coisa que eu não vi bem o que era, sentado no tal trambolho, pedalando e fazendo girar uma pequena roda cinza, sendo que uma outra roda, mais parecida com a de uma bicicleta de criança, estava imóvel bem à sua frente.

Só vi de relance a cena, mas acho que saquei como funciona o aparelho do amolador de facas e, sinceramente, acho que é um design bem resolvido. É primitivo? Claro. É precário? Absolutamente. Mas não deixa de ser bom. Por quê? Porque é o básico do design, em que uma pessoa encontra o problema e propõe uma solução. Pode ser que não seja a melhor solução, mas definitivamente resolveu o problema do moço; o amolador era feito em um quadro de bicicleta, as alças que ele usava pra mover o amolador pra cima e pra baixo se tornam as pernas de trás do banquinho que ele senta quando está pedalando sua rodinha cinza pra afiar as facas e tesouras. E aí achei no google a imagem acima, em que o cara resolve o mesmo problema, com uma solução parecida, só que, neste caso, ele usa os pedais da bicicleta para locomoção e, com um pequeno ajuste, os mesmos pedais pra fazer girar a rodinha de afiar.

E por isso que eu acho que é sempre bom ter o olho aberto e atento até às coisas mais rotineiras, pois aí mora um mundo sem fim de soluções, idéias e simplicidade, e os designers devem fazer parte deste mundo, encontrando os problemas e resolvendo-os de forma simples e criativa.

Comente